Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Barroso faz piada, diz que eleição em Roraima não se ganha, se toma, e vira alvo de distorções bolsonaristas

Ministro tem sido atacado publicamente por Bolsonaro, que pressiona pelo voto impresso

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Um vídeo que mostra o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, fazendo uma piada a respeito de eleições em Roraima tem circulado de maneira distorcida nas redes sociais, motivando ataques de apoiadores de Jair Bolsonaro.

O presidente da República tem atacado Barroso publicamente por entender que o ministro do STF influenciou parlamentares a ficarem contra a PEC do voto impresso. A proposta foi derrotada no plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (10).

Na gravação, feita em junho pela TV Câmara, Barroso diz: "Eu brinquei com ele que eleição em Roraima não se vence, se toma". Ele pergunta então "isso está com som", aparentemente se referindo às câmeras.

No vídeo compartilhado por perfis bolsonaristas, a legenda omite a referência a Roraima, em provável tentativa de insinuar que Barroso fez uma fala golpista. Um dos perfis diz, por exemplo que se trata do maior escândalo contra a democracia brasileira.

O gabinete do ministro Barroso afirma que, no vídeo, em conversa informal com deputados, Barroso fazia referência a frase sobre Roraima que havia ouvido de senador do estado, Mecias de Jesus (Republicanos), que recebeu em seu gabinete no TSE.

O filho de Mecias, o deputado Jonathan de Jesus (Republicanos), lembrou do episódio em ligação ao ministro na noite desta terça (10), complementa o gabinete de Barroso, que diz que o parlamentar telefonou para se solidarizar pela divulgação do vídeo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas