Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Ativistas pró-Bolsonaro driblam veto a drone na Paulista e farão imagens em helicóptero

Defensores do presidente se cotizaram para alugar aparelho que registre multidão

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Para driblar o veto do governo de São Paulo à presença de drones no ato da avenida Paulista no dia 7 de setembro, um grupo de bolsonaristas decidiu alugar um helicóptero.

A ideia é ter a bordo um cinegrafista, para fazer imagens aéreas da multidão e registrar o tamanho da manifestação em defesa do presidente.

Manifestantes durante protesto contra medidas de isolamento social, na avenida Paulista, em São Paulo (SP), em março - Zanone Fraissat - 14.mar.2021/Folhapress

"Queremos mostrar para o mundo que o povo brasileiro está pedindo liberdade", diz o coronel aviador da reserva Sylvio Malheiro Jr, um dos responsáveis pela operação.

Segundo ele, o aluguel do aparelho, no valor de cerca de R$ 2.500 por um voo de 40 minutos, foi dividido entre apoiadores do presidente. O voo deverá ocorrer no pico da manifestação, por volta de 16h, quando Bolsonaro estiver discursando de cima de um carro de som.

O presidente Jair Bolsonaro se prepara para participar de protestos de raiz golpista e de pautas autoritárias em seu favor que estão marcados para o 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e na avenida Paulista, em São Paulo. Bolsonaro prometeu comparecer e discursar nos dois atos.

Como o próprio Bolsonaro já disse, ele busca nesses protestos uma foto ao lado de milhares de apoiadores para ganhar fôlego em meio a uma crise institucional provocada por ele mesmo, além das crises sanitária, econômica e social no país.

O presidente afirmou que a população brasileira nunca teve uma oportunidade como a que terá com os atos do próximo dia 7 de Setembro. Porém, não deu detalhes sobre qual seria essa oportunidade e para fazer o que exatamente no feriado.

As declarações foram dadas na terça-feira (31) em Uberlândia (MG), em um discurso sem ataques ao Supremo Tribunal Federal, o que tem sido raro nas últimas semanas, e com promessas de seguir a Constituição, também raro diante de seguidas falas golpistas, como as de ameaça às eleições de 2022.

“A vida se faz de desafios. Sem desafios a vida não tem graça. As oportunidades aparecem. Nunca outra oportunidade para o povo brasileiro foi tão importante ou será importante quanto esse nosso próximo 7 de Setembro”, afirmou o presidente em discurso de improviso no interior mineiro.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas