Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ciro Gomes fala em 'ações patrocinadas' e aciona Justiça contra impulsionamento de conteúdo negativo

Presidenciável do PDT diz ser vítima de ataque ilegal; autor nega que sejam fake news

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ciro Gomes e PDT entrarão com uma ação na Justiça e outra na CPI das Fake News contra Felippe Hermes, co-fundador do site Spotniks e colunista do InfoMoney, que pagou pelo impulsionamento de texto com críticas ao presidenciável.

Eles dizem ver a atitude de Hermes como um ataque patrocinado ao pedetista. Hermes diz que pagou com dinheiro próprio e que não há fake news.

O anúncio pago pelo site Liberdade BR e veiculado no Facebook diz que Ciro Gomes tem "ideias malucas" que vão "acabar fazendo o país parar no SPC". O texto está hospedado no site Blocktrends, do qual Hermes é editor-chefe.

Na biblioteca de anúncios do Facebook consta a informação de que o Liberdade BR está vinculado ao Blocktrends e ao perfil do Instagram do próprio Hermes. Ali também aparece a informação de que o conteúdo é patrocinado, ou seja, que houve pagamento para que sua divulgação fosse impulsionada no Facebook.

Conteúdo impulsionado pelo LiberdadeBR e criticado por Ciro Gomes
Conteúdo impulsionado pelo LiberdadeBR e criticado por Ciro Gomes - Reprodução

O PDT diz ter descoberto no episódio "ações patrocinadas nas redes sociais para atacar a imagem de Ciro Gomes" e afirma que é preciso "que se investigue o que está por trás da ação orquestrada e mercenária do Sr. Felippe Hermes."

Em nota, o partido de Ciro Gomes afirma que não se trata somente de livre expressão do pensamento ou de divulgação jornalística, mas de "ação negativa nas redes socias contra um pré-candidato à presidência", o que, afirmam, é ilegal.

A legenda ainda pede investigação a respeito do motivo para que Hermes pague pelo impulsionamento e sobre a origem dos recursos.

Em nota ao Painel, Hermes afirma que não há qualquer fake news publicada no artigo, "apenas citações de declarações públicas por parte do pré-candidato, que há três anos promete reverter o processo de desestatização."

"A análise de custos e o questionamento da política pública em questão é fundamental para avaliação do público. Da mesma maneira, políticas adotadas pelo ministro Paulo Guedes e pelo presidente da República são veementemente questionadas, pelas suas formulações e implementação desastrosas", continua o texto.

"Há de fato uma coletânea de críticas ao atual ministro publicadas no site, este muito mais criticado pelo veículo do que o pré-candidato em questão, que se julga vítima de uma conspiração. Se há um ataque orquestrado é o da minha parte a política de Roberto Campos Neto e Paulo Guedes, que desvalorizou o real, algo que Ciro Gomes apenas promete na teoria", completa Hermes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.