Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu jornalismo

Alvo de fake news, PT ajudou a disseminar ao menos três notícias falsas

Críticos dos métodos bolsonaristas, integrantes do PT têm compartilhados informações nas redes sem comprovação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Alvo fake news criadas e alimentadas por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), petistas têm colaborado na disseminação de notícias falsas recentemente.

Eles contribuíram na amplificação de três delas que tiveram bastante repercussão: a tese da facada forjada em Bolsonaro na campanha de 2018, a teoria de que Olavo de Carvalho teria deixado o Brasil em um avião da Força Aérea Brasileira e a história de que o presidente teria sido xingado de "noivinha do Aristides".

A suposição a respeito da facada foi em setembro, por ocasião do lançamento de um documentário sobre o tema. Deputados como Bohn Gass (RS) e Maria do Rosário (RS) recomendaram o filme e falaram em dúvidas sobre o crime.

No caso de Olavo, diversos deputados repercutiram uma postagem sobre a FAB ter transportado o guru do bolsonarismo para os EUA às escondidas. Um deles pediu para a Câmara ouvir o ministro da Defesa sobre o suposto voo. Como mostrou o Painel, Olavo deixou o Brasil de carro.

Em outra situação, o senador Rogério Carvalho (SE) e o deputado Paulo Pimenta (RS) espalharam a notícia falsa de que a mulher detida na via Dutra por xingar Bolsonaro teria chamado o presidente de ‘noivinha do Aristide’. Como a coluna revelou, B.O. da PRF aponta que o xingamento foi ‘filho da puta.

Jilmar Tatto, secretário de Comunicação do PT, diz que o partido orienta a não reproduzir fake news. "Não achem que ajuda, só atrapalha, só cria desconfiança em relação à esquerda", diz.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas