Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

O que Bolsonaro acha sobre caravana não é relevante, diz aliado de Weintraub

Victor Metta, que organiza périplo por SP, afirma não levar em conta sinais de incômodo do presidente

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Aliados de Abraham Weintraub dizem não se importar com os sinais de irritação de Jair Bolsonaro com a caravana do ex-ministro da Educação pelo interior de São Paulo.

Abraham Weintraub e o presidente Jair Bolsonaro, quando o ex-ministro deixou o cargo, em 2020 - abrahamweintraub no Instagram

"O que o presidente acha ou deixa de achar não estamos levando em conta. O que ele diz ou não nesse caso não é relevante para o que estamos realizando", afirma Victor Metta, um dos organizadores do périplo.

Ex-assessor de Weintraub no MEC, Metta diz que o ex-ministro está fazendo uma "prévia popular" para avaliar se tem condição de disputar o governo de São Paulo.

Nesse caso, ele poderia dividir o voto conservador com o nome escolhido por Bolsonaro, o do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Duas coisas diferenciam Weintraub de Tarcísio, diz o aliado: não ser do centrão e ser paulista. "É um fato, Tarcisio nunca morou aqui. A família Weintraub tem uma história centenária no estado", afirma.

Funcionário do Banco Mundial em Washington, Weintraub está de férias no Brasil até meados de fevereiro e depois vai decidir se realmente disputa a eleição. A caravana é bancada pela ONG conservadora Farol da Liberdade e pelos recursos próprios dos participantes, segundo Metta.

Mesmo contra Tarcísio, ele apoiará a reeleição de Bolsonaro, afirma Metta. "Ele [Weintraub] nunca falou uma palavra errada do Tarcísio nem do presidente", diz.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas