Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Gol, Latam e Azul somam mais de R$ 77 bilhões de prejuízo na pandemia

Companhias aéreas foram ao Paulo Guedes essa semana alertar sobre custos com querosene e tributação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Passados dois anos do início da pandemia, começa a ser possível fazer um retrato mais nítido do quanto as restrições provocadas pelo coronavírus impactaram as três principais companhias aéreas em operação no Brasil.

Juntas, Gol, Latam e Azul somaram prejuízos de R$ 77,66 bilhões em 2020 e 2021, de acordo com dados extraídos dos seus balanços. Quem lidera esse ranking é a Latam, com prejuízo dolarizado e passando por um processo de recuperação judicial. Do total, R$ 49,5 bilhões foram acumulados por ela.

Movimentação de aeronaves no aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo. FOTO: Jardiel Carvalho/Folhapress - Jardiel Carvalho

Azul e Gol, portanto, somam R$ 28,1 bilhões de prejuízo nos dois exercícios somados. Mas enquanto a Azul conseguiu cortar seu prejuízo líquido em mais da metade de um ano para o outro, a Gol viu seu rombo aumentar de R$ 5,81 bilhões em 2020 para R$ 7,38 bilhões em 2021.

Na última segunda-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, recebeu os presidentes das companhias aéreas Latam, Gol, Azul e Passaredo. Eles demonstraram preocupação com o preço do querosene de aviação e aproveitaram para pedir alívio tributário ao setor.

Segundo as companhias, o combustível já havia subido 76% em 2021 e representa hoje 50% dos custos (em vez dos tradicionais 30%) em meio à guerra na Ucrânia e à consequente disparada do preço do petróleo.

Na próxima semana, há a expectativa de os deputados uma medida provisória para zerar o imposto de renda de arrendamento de aeronaves e motores. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) designou Felipe Carreras (PSB-PE) como relator na última terça-feira (12), a menos de uma mês de a MP caducar.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas