Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Marcelo Freixo no Turismo ajuda em mudança de imagem desejada por aliados

Se confirmada, primeira experiência no Executivo visa suprir lacuna de carreira política

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A escolha de Marcelo Freixo (PSB-RJ) para o Ministério do Turismo, se confirmada, ajuda o deputado a superar três barreiras políticas que limitaram, na avaliação de aliados, sua candidatura derrotada ao Governo do Rio de Janeiro.

No cargo, Freixo ganha experiência ainda inédita no Executivo, atua num setor econômico considerado relevante na cadeia de serviços, principalmente em sua base eleitoral, e amplia sua imagem para além da pauta de segurança pública e direitos humanos.

O deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) ao lado do presisente eleito Lula durante entrevista coletiva na campanha eleitoral - @LulaOficial no Twitter

O deputado ficará sem mandato pela primeira vez desde 2007, quando assumiu o primeiro mandato como deputado estadual. A eventual nomeação também supre a necessidade de segurança especial que tem desde 2008, quando comandou a CPI das Milícias.

Os movimentos de Freixo no cenário político do Rio de Janeiro estão limitados no curto prazo. Uma candidatura à prefeitura da capital em 2024 é considerada improvável, já que o prefeito Eduardo Paes (PSD) deve reivindicar o apoio do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva após o empenho no segundo turno na eleição deste ano.

Uma nova candidatura ao governo é uma possibilidade, mas Paes também é um dos prováveis postulantes ao cargo em 2026. Outra opção é uma cadeira ao Senado, que terá a disputa de duas vagas daqui a quatro anos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas