Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu Itamaraty clima

Países da Celac indicam apoio a Belém para sediar a COP30

Saudação ao pleito brasileiro consta no comunicado final da cúpula, que ocorre em Buenos Aires

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O comunicado final da Cúpula da Celac, divulgado nesta terça-feira (24), indica apoio dos 33 países da região latino-americana e caribenha ao pleito do Brasil para sediar a COP30, conferência da Organização das Nações Unidas sobre mudanças climáticas.

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elegeu Belém como a capital para receber o evento e busca o apoio da ONU para que o país seja a sede do encontro, em 2025. O petista viajou a Buenos Aires para participar da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos.

No comunicado, os países da região "saúdam" a candidatura da capital paraense. O apoio é visto como positivo pelo governo brasileiro, por sinalizar unidade regional em torno do tema e indicar, de saída, um patamar confortável de apoios à proposta de ter a cidade como palco do encontro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aliadas durante a COP27, realizada em novembro do ano passado no Egito - Mohammed Salem - 17.nov.2022/Reuters

A realização do encontro climático na Amazônia foi uma promessa feita por Lula ainda durante a transição, ao participar da COP27, edição do evento realizada no Egito, no ano passado.

A presidência da COP do Clima tem rotatividade regional e volta a ser de um país latino-americano em 2025. A conferência teria acontecido no Brasil em 2019, mas foi cancelada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda em 2018, logo após se eleger.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas