Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu América Latina

PSOL pede que Brasil acolha opositores expulsos pela Nicarágua

Postura do partido sobre ditadura destoa da do PT, que costuma silenciar sobre abusos

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O PSOL aprovou uma moção em que pede ao governo brasileiro que acolha opositores nicaraguenses expulsos no mês passado do país pelo regime do ditador Daniel Ortega. Os dissidentes estavam presos e tiveram sua cidadania retirada pelo governo do país centro-americano.

O ex-candidato a presidente da Nicarágua Felix Maradiaga, um dos opositores expulsos, é abraçado por apoiador nos EUA - Kevin Lamarque/Reuters

"O PSOL repudia a retirada de direitos civis que levou ao exílio nicaraguenses da oposição, valoriza a posição dos governos da Argentina, Chile, Colômbia e México por declararem abrigo em seus países e espera que o Brasil também receba e acolha quem perdeu a sua nacionalidade nicaraguense por perseguição política", diz a nota, aprovada pela Executiva Nacional do PSOL na última terça-feira (28).

A postura psolista quanto à ditadura nicaraguense é um dos raros pontos em que manifesta divergência clara com o PT na área internacional. Os petistas têm ligação histórica com o regime de Ortega e oscilam entre o apoio à Nicarágua e o silêncio quanto às violações de direitos humanos do país.

"Nós não queremos ser fiscais de ditadura, nem dar certificado de democracia. Quem faz isso são os EUA. Nossa questão é a defesa dos direitos humanos. Todo mundo deveria ser solidário a isso", diz o presidente do PSOL, Juliano Medeiros.

Ele não quis comentar a posição do PT sobre o tema. O PSOL se espelha na posição adotada pelos governos de esquerda do Chile e da Colômbia, que têm feito críticas cada vez mais severas ao autoritarismo do regime nicaraguense.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas