Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Ministro Silvio Almeida se reúne com familiares de líder quilombola assassinada na Bahia

Imagem de Mãe Bernadete será projetada na fachada do Ministério dos Direitos Humanos nesta segunda-feira (18)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos) se reuniu nesta sexta-feira (15) com familiares de Mãe Bernadete, líder quilombola assassinada a tiros em 17 de agosto em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.

Coordenadora nacional da Conaq (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos), Mãe Bernadete liderava o Quilombo Pitanga dos Palmares e recebia ameaças havia seis anos, segundo seu filho Jurandir Wellington Pacífico.

Ministro Silvio Almeida se reúne com familiares de Mãe Bernadete, líder quilombola morta na Bahia - Divulgação

Jurandir e dois netos de Mãe Bernadete estiveram com o ministro nesta sexta-feira, acompanhados de representantes da Conaq. Na reunião, eles abordaram a violação aos direitos humanos que acontecem nas comunidade quilombolas no Brasil.

Os participantes também acertaram a construção de um documento com pontos estratégicos para que as comunidades possam avançar na regularização dos territórios quilombolas e nas políticas de trabalho e renda.

O ministério contratou uma consultoria especializada para aprimorar o programa de proteção aos defensores de direitos humanos para quilombolas e indígenas.

A ideia é fazer a análise de risco dos quilombos ameaçados e direcionar medidas eficiente para proteção dessas comunidades. "Nós temos que pensar numa questão de fundo, que são os conflitos fundiários", disse o ministro, defendendo diálogo permanente com as autoridades.

Na segunda-feira (18), a pasta de Silvio Almeida fará uma homenagem à líder quilombola assassinada e projetará a imagem de Mãe Bernadete na fachada do ministério.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas