Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu indústria

Bancada do MDB na Câmara de Maceió se divide sobre CPI para investigar Braskem

Vereadora Teca Nelma (PSD), autora do pedido, recolheu até agora sete assinaturas, duas a menos do que o mínimo necessário

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A bancada do MDB na Câmara Municipal de Maceió (AL) é chave para viabilizar a criação de uma CPI para investigar o caso Braskem na cidade, dona de uma mina que provocou afundamento de diversos bairros.

Autora do pedido, a vereadora Teca Nelma (PSD) conseguiu até agora sete assinaturas, duas a menos do que o mínimo necessário.

Parte do terreno acima de uma mina escavada pela petroquímica Braskem em Maceió afundou - Ovni Áudios e Videos / Secom AL

Dos nove vereadores emedebistas, quatro apoiam a investigação: Zé Márcio Filho (MDB), Kelmann Vieira (MDB), Fernando Hollanda (MDB) e Gaby Ronalsa (MDB).

Resistem à CPI os outros cinco: Galba Netto, Chico Filho, Luciano Marinho, Brivaldo Marques e Silvânia Barbosa. A maioria apoia o prefeito JHC (PL).

A situação gerou uma crise no partido. Presidente do diretório municipal do MDB na capital alagoana, o deputado federal Rafael Brito ameaça punir os que não assinarem ao pedido de investigação. Ele é ligado ao senador Renan Calheiros (MDB), contrário ao prefeito e a seu padrinho, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

A vereadora que propôs a CPI diz estar confiante que a pressão popular vai convencer os resistentes. "É algo que a gente sente nas ruas, a população quer a investigação. A Câmara não pode se omitir sobre esse caso", afirma.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas