O deputado federal Giovanni Cherini (PL-RS), que tem postado imagens da enchente no Rio Grande do Sul, costuma usar o plenário da Câmara dos Deputados para combater a "grande farsa" do aquecimento global.
Ele diz ao Painel que mantém a opinião mesmo em meio à tragédia no Rio Grande do Sul, considerada por diversos especialistas uma manifestação da mudança climática provocada pela ação humana.
"‘Especialistas’ eu também tenho", afirma Cherini, que é presidente do PL no estado. Segundo ele, um indício de que não há relação com o aquecimento global é o fato de ter havido uma grande enchente em Porto Alegre em 1941. "Você tem certeza que é efeito estufa e aquecimento global? Se em 1941 aconteceu algo igual?", declara.
Na Câmara, são inúmeros exemplos de posicionamentos dele contra o aquecimento global, fenômeno que é praticamente consensual entre cientistas.
"Quero discutir o aquecimento global, porque acho que é uma grande farsa que estão inventando no mundo", discursou, por exemplo, em outubro do ano passado,
A tese do parlamentar é que interesses comerciais de países ricos inflam o discurso do aquecimento global para prejudicar os agricultores brasileiros, e que é preciso pesquisar mais o tema. "A melhor forma de resolver isso é ouvir todos os lados e todos os interesses", diz.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.