Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Deputado pede ao TSE cassação do PCO por apoio ao Hamas

Guto Zacarias, vice-líder do governo Tarcísio, cita encontro do presidente do partido de esquerda com líder do grupo terrorista

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil-SP) protocolou na Justiça Eleitoral pedido de cassação do registro do PCO (Partido da Causa Operária) por sua defesa do Hamas.

O deputado estadual Guto Zacarias, do União Brasil, na Assembleia de SP - Rubens Cavallari/Folhapress

A organização terrorista palestina foi a responsável pela morte de cerca de 1.200 israelenses em ataque em 7 de outubro do ano passado.

No último dia 17 de fevereiro, o presidente nacional do PCO, Rui Costa Pimenta, encontrou-se com Ismail Haniyeh, um dos líderes do Hamas, em Doha, no Catar.

Em sua ação, Zacarias, que é vice-líder do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia Legislativa e membro do MBL (Movimento Brasil Livre), cita também a existência de uma tenda no centro do Rio de Janeiro em que o PCO vende produtos em defesa do Hamas e outros grupos pró-Palestina.

"Não é permissível que o Partido da Causa Operária utilize de sua estrutura e militância para promover uma mobilização que defenda uma organização terrorista, marcada pela crueldade antissemita, assassinato de crianças e mulheres e a promoção de uma guerra santa. Defender a causa palestina é uma postura política, legitimar um grupo terrorista é um crime que não pode passar em branco.", afirmou Zacarias na peça enviada ao Tribunal Superior Eleitoral.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas