Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu São Paulo Governo Lula

Bolsonaro usa fuga em presídio sob gestão de Tarcísio para atacar governo Lula

Presos serraram grades de janela da Ala de Regime Semiaberto da Penitenciária I de Mirandópolis

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou uma fuga de sete presos de uma penitenciária sob gestão da Secretaria da Administração Penitenciária de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para atacar o governo Lula (PT).

Em suas redes sociais, Bolsonaro postou imagem da notícia e escreveu "O governo do Amor".

Postagem feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro com crítica ao governo Lula por fuga de presos em penitenciária gerida pelo governo de SP - Reprodução

Os sete presos fugiram na madrugada de sábado para domingo da ala de regime semiaberto da Penitenciária I de Mirandópolis. Com capacidade para 516 detentos no semiaberto, haveria atualmente 769, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária do governo de São Paulo, responsável pela gestão da unidade.

De acordo com informações do Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo), a penitenciária não tem policiais penais em número suficiente para cobrir todos os postos.

"Este incidente reforça a análise feita pelo Sifuspesp de que o sucateamento do quadro de pessoal e das instalações prisionais que vem sendo implementado pelo Governo Tarcísio e pela atual gestão da SAP coloca a sociedade em risco", escrevem, em nota.

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária do governo de São Paulo afirma que a Penitenciária I de Mirandópolis, assim como as demais unidades administradas pela pasta, "opera dentro dos padrões de segurança e disciplina". A secretaria também afirma que trabalha em um edital para a contratação de 1,1 mil policiais penais.

"A SAP também vem ampliando o número de vagas com a inauguração de novos presídios. Neste ano, estão previstas as entregas de mais duas novas unidades nos municípios de Riversul e Santa Cruz da Conceição. Serão 1.646 novas vagas", afirma.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas