Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu internet

Governo lança portal para ajudar a identificar discurso de ódio na internet

'Ódio ou Opinião' explica como reconhecer conteúdo do tipo e orienta sobre como denunciar violações pelo Disque 100

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lança nesta terça-feira (18) o portal "Ódio ou Opinião", que tem como objetivo ajudar a identificar discurso de ódio na internet e combater o extremismo no ambiente digital do país.

O lançamento faz parte da Campanha Nacional de Enfrentamento ao Discurso de Ódio no Brasil, promovida pelo ministério, com slogan "Discurso de ódio não é opinião".

Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, em lançamento de plano para população em situação de rua - Agência Brasil

Lançado nesta terça, Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio, o site odioouopiniao.mdh.gov.br terá conteúdos que orientam sobre como denunciar quando o discurso afeta outras pessoas de forma criminosa.

A intenção é ajudar a reconhecer a diferença entre opinião e liberdade de expressão e discurso extremista ou propagador de ódio.

A página contém dados atualizados sobre a violência online no Brasil, retirados do ObservaDH (Observatório Nacional dos Direitos Humanos), além de notícias sobre o tema, orientação de como identificar um discurso de ódio, dicas de como adotar uma conduta respeitosa no ambiente digital e tutorial de denunciar violações pelo Disque 100.

A iniciativa se soma à PNDD (Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia), órgão da AGU (Advocacia-Geral da União) criado para representar a União em processos judiciais e extrajudiciais que envolvem a preservação das instituições democráticas e o combate à desinformação sobre políticas públicas —que chegou a ser chamada de Ministério da Verdade pela oposição.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas