Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu Interior de São Paulo

Derrite rebate informação dada por candidato em Campinas sobre violência na cidade

Secretário de Segurança disse que dado trazido por Rafa Zimbaldi sobre suposta alta na criminalidade não é real; parlamentar afirma que se baseou em ranking de plataforma colaborativa

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, rebateu em público afirmação feita pelo deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania), candidato a prefeito de Campinas, sobre uma suposta alta nos índices de violência na cidade.

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite - Divulgação

Nesta terça-feira (13), Zimbaldi postou um vídeo ao lado de Derrite, no qual diz que o município é o 38º mais perigoso do mundo –sem, no entanto, citar a fonte da informação.

"Campinas infelizmente foi apontada agora como a 38ª cidade mais perigosa do mundo, e nós viemos aqui conversar com o secretário, pedindo empenho a ele da Secretaria de Segurança Pública e uma atenção especial para a nossa cidade de Campinas", afirmou.

Pego de surpresa, Derrite, no vídeo, não mencionou diretamente o dado citado por Zimbaldi. Apenas disse que sua gestão tem combatido o crime organizado no estado de São Paulo e em Campinas.

Horas depois, no entanto, o secretário foi à rede social de Zimbaldi e negou a informação.

"Deputado, com todo respeito que tenho a você e à população de Campinas, fiz questão de checar essa informação. Não sei qual o ranking que você cita, mas o que temos aqui na Secretaria são dados do primeiro semestre de 2024 que demonstram quedas significativas dos indicadores criminais e aumento da produtividade em comparação ao primeiro semestre de 2022", declarou.

Derrite acrescentou que ainda há muito que melhorar, "mas estamos com certeza no caminho certo e essa informação que o sr. diz no vídeo não condiz com a realidade".

O vídeo foi posteriormente apagado por Zimbaldi. Ele disputa a eleição em Campinas tendo como adversário o prefeito Dário Saadi (Republicanos), apoiado pelo governador Tarcísio de Freitas.

Em nota, a assessoria do deputado diz que os dados a que ele se referiu constam de ranking da plataforma colaborativa Numbeo.com, divulgado em maio.

"Zimbaldi reconhece o trabalho realizado pelo secretário Derrite à frente da pasta e pelo governador Tarcísio de Freitas na área da segurança pública. No entanto, é importante frisar a importância do papel dos municípios no combate à violência com o fortalecimento das guardas municipais, a exemplo da cidade de Campinas, que enfrenta vários desafios no combate à criminalidade", afirma.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas