Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Viracopos fará operação especial para desembarcar elefanta

Ramba vem do Chile e será levada para santuário em Mato Grosso

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O aeroporto de Viracopos vai fazer uma operação especial para o desembarque da elefanta ​Ramba no dia 16 de outubro. A previsão é que ela chegue de manhã, entre as 5h e as 7h, para, em seguida, ser levada ao Santuário de Elefantes na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, por via terrestre. 

Ramba será levada do Chile para um santuário em Mato Grosso - @elefantesbrasil/Instagram

É a primeira vez que Viracopos recebe um elefante. O aeroporto diz que é mais comum organizar o transporte de cavalos e gado. Para registrar imagens da operação, Viracopos terá de seguir medidas de segurança estipuladas pelos técnicos do santuário. 

Segundo o aeroporto, a elefanta chegará em uma caixa adaptada especialmente para o transporte. A viagem até seu destino final pode durar entre 2 e 3 dias, afirma o santuário. Durante o trajeto de avião, a alimentação de Ramba será alterada, já que o feno do qual ela se alimenta não poderá ser transportado por via aérea. 

Ramba pesa cerca de 3.600 kg e, segundo a organização que irá recebê-la, estima-se que ela tenha 53 anos. Ela é conhecida como a última elefanta de circo no Chile, onde foi vítima de maus tratos.  

De acordo com o santuário, a ONG chilena Ecópolis recebeu permissão para resgatar Ramba, que foi levada a um parque safári local no país em 2012. O inverno chileno, porém, fez com que a entidade continuasse a buscar outro lar para o animal. 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas