Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Negócios de empreendedores africanos se expandem em São Paulo

Restaurantes, lojas e cabeleireiros se concentram no centro da cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A chamada "Little Africa", concentração de pequenos empreendedores africanos que instalaram lojas, cabeleireiros e restaurantes no centro de São Paulo, só cresce. 
 

A camaronesa Melanito Biyouha, do restaurante Biyou'Z, abre a segunda unidade neste mês, a 2 km do estabelecimento original, de 2008, com comidas típicas que levam folhas desidratadas, sementes e grãos africanos.

Vizinha do Biyou'Z, a Coração d'África, do senegalês Cheikh Seck, vendedor de roupas, calçados e artesanato, abriu sua segunda loja, em Pinheiros, no ano passado. 

"Agora procuram nossas roupas porque começamos a nos vestir com cores dos nossos países. Não fazíamos isso antes", diz. Os tecidos vêm do Senegal e são costurados aqui, segundo Seck, que já se arrisca como estilista.

Leia a coluna na íntegra aqui. 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.