Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Racismo no maior banco dos EUA traz debate sobre discriminação no crédito

Presidente do JP Morgan escreve mensagem repudiando preconceito e ódio

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Na pele O racismo no setor bancário foi escancarado na semana passada após uma denúncia no New York Times que revelou o conteúdo de conversas gravadas por um cliente negro, segregado em uma agência do JPMorgan Chase no Arizona. O caso levantou debate sobre a discriminação refletida no crédito. Segundo estudo do NBER, um dos mais respeitados centros de pesquisa econômica dos EUA, ao menos 6% dos pedidos de hipoteca são negados a negros e latinos aptos ao crédito.  

Tempo A carta de repúdio do presidente do banco, Jamie Dimon, veio na sexta-feira (13). Na mensagem, o executivo disse sentir nojo de qualquer forma de racismo e ódio.

Identidade “O racismo existiu por tempo demais —no nosso país, nas nossas comunidades— e, infelizmente, até na nossa empresa. Mas isso não é quem somos. Queremos que todos vocês sejam ativos para fazer as mudanças necessárias”, escreveu Dimon.   

Barreira Segundo a reportagem do New York Times, publicada na quarta-feira (11), um ex-jogador de futebol americano foi impedido de se tornar cliente do segmento de alta renda do banco. Perguntou o motivo a um funcionário da unidade, que apontou a cor como razão.

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo: ​

China deve impulsionar exportação de carne por ao menos dois anos, diz Furlan 

Mototáxi colombiano se expande no Brasil 

Caminhoneiros vão tentar nova paralisação na manhã de segunda 

Projetos de startup têm salto no Congresso 

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas