Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Medida de Bolsonaro sobre demissão agrada patrões e empregados

Centrais sindicais veem possibilidade de geração de empregos com medida do governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gregos e troianos O fim da multa de 10% do FGTS paga pelas empresas à União em demissões sem justa causa agradou a patrões e empregados. A medida, que barateia demissões, foi reconhecida por centrais sindicais como redução oportuna de custos de produção, com vantagem até mesmo para a geração de empregos. “Era um custo adicional para os empresários sem necessidade”, diz Juruna, secretário-geral da Força. Para Ricardo Patah, da UGT, o recurso pode ser revertido em qualificação.

Relógio de ponto O valor pago ao trabalhador na demissão sem justa causa não foi alterado. Caiu apenas a parte direcionada ao governo.  

Poréns Quando Bolsonaro se reuniu com a CNI, na quarta-feira (11), onde ouviu muitos elogios, Robson Andrade, presidente da entidade, listou uma série de razões para a boa avaliação que os industriais fazem do governo. 

Sintonia No entanto, Andrade pontuou medidas que faltavam. E uma delas foi justamente a multa de 10% do FGTS na demissão, que estava no forno. 

Viral A notícia foi recebida com euforia na Fiesp. Após a publicação no Diário Oficial, Paulo Skaf mandou circular uma mensagem nos grupos de WhatsApp dos conselhos e departamentos da federação informando a mudança, um pleito antigo das entidades.

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:

Disputa sobre tratamento de esgoto dos pescados Coqueiro avança na Justiça ​

Empresas de elevadores se criticam após carta a síndicos 

Linha de crédito de Bolsonaro para caminhoneiros ainda não decolou 

Lançado há um ano, título do setor imobiliário atinge estoque de R$ 10 bi 

Consumo de remédios por crianças cai em SP, diz pesquisa 

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.