Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Anvisa interdita marcas da cervejaria Backer no varejo

Segundo a agência, interdição foi decidida após análise de contaminação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Depois que o Ministério da Agricultura interditou a fabricação da cervejaria Backer na semana passada, a Anvisa proibiu, nesta sexta-feira (17) a comercialização da bebida, ou seja, os varejistas devem recolher os produtos para os seus depósitos. 
 

Cerveja Belorizontina da Backer - DOUGLAS Magno/AFP

A agência informa que tomou a decisão após a nova divulgação de análises feitas pelo Ministério da Agricultura, que comprovou a contaminação pelo monoetilenoglicol e pelo dietilenoglicol em 21 lotes de oito marcas da fabricante. 

A ação foi tomada para evitar que as cervejas já distribuídas cheguem ao consumidor, segundo o órgão. 

"Os resultados das análises apontam que a fonte de contaminação nas cervejas da marca pode ser sistêmica e não apenas pontual, ou seja, pode não estar restrita aos lotes específicos que já foram analisados. Por essa razão a Anvisa decidiu pela medida cautelar para os lotes fabricados no mesmo período de tempo daqueles que já tiveram sua contaminação comprovada por laudos", diz comunicado da Anvisa.  

Segundo a agência, a medida, que é preventiva e vale para o país todo, visa interromper o risco aos consumidores e será mantida até que a fabricante comprove a eliminação dos contaminantes.  


De acordo com a Anvisa, embora o Ministério da Agricultura já tivesse atuado pela interdição, a autoridade sanitária precisa instruir as vigilâncias locais. 
 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas