Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Procon diz que vai notificar Heineken por garrafa com lasca de vidro

Empresa afirma que campanha voluntária foi comunicada oficialmente à Secretaria Nacional do Consumidor

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Beba com moderação O Procon-SP afirma que a Heineken não cumpriu os termos oficiais da prática de um recall no caso das garrafas que podem soltar lascas de vidro e vai notificar a empresa. Conforme antecipou o Painel S.A. no sábado (15), a marca lançou uma página em seu site explicando que o cliente deve abrir as tampas com cuidado para não se machucar. "Isso não é um recall válido. Se a Heineken fizer recall sem avisar o Procon, será multada", diz Fernando Capez, diretor do órgão.

Tampa A cervejaria chamou de "recall voluntário" o comunicado divulgado em seu site. Segundo o Procon-SP, a empresa precisa cumprir etapas de divulgação e, em vez de ensinar o consumidor a abrir a garrafa sem se cortar, deve anunciar o recolhimento dos produtos alterados.

Gole "A própria fabricante admite que o problema identificado é grave e pode provocar lesão. O vídeo que eles publicaram no site em nada se aproxima do que a lei determina como recall", diz Capez.

Gelada A Senacon, secretaria ligada ao Ministério da Justiça, notificou a cervejaria para a adequação do comunicado.

Sede Questionada, a Heineken diz que usou meios oficiais para fazer o recall. Segundo a companhia, a Senacon foi avisada a respeito do recolhimento e, desde julho, é responsável por comunicar as campanhas aos Procons.

Vasilhame De acordo com a Heineken, o problema atingiu menos de 0,3% das garrafas dos lotes envolvidos em seu recall voluntário e o líquido não foi afetado pela falha.

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo

Financiamento para comprar BMW cresceu 20% em 2019

GM faz reuniões diárias para avaliar coronavírus, diz presidente

Fala de Guedes sobre domésticas contraria filosofia da Disney, diz biógrafo

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas