Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu Coronavírus

Protesto de entregadores eleva tensão entre empresas de aplicativos

Companhias entram em disputa para se diferenciar uma das outras

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Expectativa x realidade As paralisações organizadas pelos trabalhadores de aplicativos de delivery nas últimas semanas acirraram a tensão das empresas não só com os entregadores, mas também entre elas próprias. Desde o início da pandemia, que evidenciou as fragilidades do modelo de negócio, as concorrentes entraram em uma disputa de imagem para se diferenciar umas das outras. No entanto, as tentativas não têm sido reconhecidas pela categoria, que vê pouca distinção entre elas.

Igualdade Em entrevista ao Painel S.A. na quinta (16), executivos do iFood afirmaram que a companhia foi pioneira em dar benefícios a entregadores na pandemia e que as concorrentes não fazem o mesmo, o que teria levado às greves da categoria.

Equidade A Uber, porém, diz que mantém desde o começo da crise, um fundo de R$ 25 milhões para apoiar motoristas e entregadores. Diz também que ofereceu aos prestadores de serviço orientação médica online do Einstein e lhes deu itens de higiene.

Diferente dos iguais Gérson Cunha, presidente-interino do SindimotoSP, refuta a afirmação do iFood de que a insatisfação dos trabalhadores é causada pelos concorrentes. “Basta sair na rua e falar com os entregadores para ver que a questão envolve as cinco empresas [iFood, Uber Eats, Rappi, Loggi e Lalamove].”

Falha técnica Na última terça (14) houve uma tentativa de conciliação entre as companhias e o sindicato, em reunião virtual mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, mas o sistema teve instabilidades precisou parar no meio. Ainda não marcaram uma nova data.

Veja todos os temas da coluna Painel S.A. neste sábado (15)

No Dia dos Pais deste ano Natura vai falar da presença paterna em casa

CNI leva cinco executivas brasileiras para representar país no Brics

Escolas de música e idiomas preparam retomada em SP

Ciclone ainda provoca chamados de seguro no Sul, diz Bradesco

Pandemia impulsiona empréstimo com obra de arte em garantia

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas