Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Doria quer transferir inspeção de carne, ovo e leite para o setor privado

Projeto de lei sobre normas sanitárias foi enviado para Assembleia

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O governo João Doria encaminhou para a Assembleia nesta semana um projeto de lei que altera normas de inspeção e fiscalização sanitária e industrial de produtos de origem animal no estado de São Paulo. A mudança que mais atrai a atenção do mercado é a possibilidade de delegar a atividade de inspeção para a iniciativa privada. O serviço, que abrange carne, peixes, leite, ovos, produtos de abelha e outros, poderá ser feito por profissionais vinculados a empresas credenciadas no governo.

Já a fiscalização, que compreende a supervisão da inspeção e a instauração de processos e multas, permanece restrita aos servidores da Secretaria de Agricultura.

Gustavo Junqueira, secretário de Agricultura de SP, diz que a legislação do serviço de inspeção no estado passou 30 anos sem atualização, enquanto o agronegócio se transformou. Ele diz que a nova lei vai tornar o perfil da fiscalização mais orientativo, ao invés de punitivo, convergindo com os interesses da cadeia.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas