Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Com alta no preço, consumo de produtos de combate ao coronavírus cai
Enquanto preço médio da água sanitária subiu 29%, média de itens comprados caiu 24%
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A alta na demanda por itens de limpeza registrada no início da pandemia se reverteu. Não foi só o papel higiênico que voltou ao patamar de consumo anterior. A participação de sabonete, creme dental, desodorante e xampu na cesta de compras também caiu, segundo levantamento da empresa de inteligência de mercado Horus.
De agosto a setembro, a maior variação na média de itens comprados foi registrada em sabonete e creme dental, que caíram cerca de 15% em relação ao bimestre anterior. O movimento vem acompanhado do aumento no preço médio, que foi mais alto para os sabonetes (9%) e os xampus (8%).
A mudança chama a atenção porque atinge também os produtos de limpeza doméstica usados no combate ao vírus. Na mesma base de comparação, a água sanitária teve queda de 21% de participação na cesta de compras. A média de itens comprados caiu 24%, enquanto o preço médio subiu quase 29%.
"O impacto do aumento no preço de alimentação e produtos básicos de limpeza é sempre maior entre os mais pobres porque o orçamento deles é consumido por isso. A inflação bate mais forte na porta deles", diz Luiza Zacharias, diretora da Horus.
Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
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