Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Número de denúncias de casos de discriminação ao Ministério Público aumenta

Quantidade de inquéritos sobre o assunto, porém, caiu, segundo o órgão

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Aumentou de forma expressiva neste ano o número de denúncias enviadas ao Ministério Público do Trabalho envolvendo casos de discriminação de trabalhadores por raça, cor, origem e etnia. Até esta segunda (23), os procuradores receberam 181 denúncias, 38% a mais do que no ano passado inteiro, de acordo com levantamento do órgão. O número de novos inquéritos civis, no entanto, caiu. Foram abertos somente 47 até agora neste ano, 64% menos do que no ano passado.

Para a procuradora Fernanda Diniz, o aumento de denúncias reflete a maior preocupação com a questão racial no país. “O movimento negro está conseguindo tornar suas pautas mais evidentes, e as pessoas têm consciência de que certas coisas são criminosas”, diz.

Os procuradores moveram oito ações civis públicas contra empresas neste ano. Foram três em 2019. O número de termos de ajuste de conduta negociados com empresas investigadas também foi menor neste ano. Houve 12 acordos até agora. No ano passado, foram celebrados 30.

A procuradora Adriane Araújo diz que os mais simples têm sido solucionados pelas empresas com mudanças pontuais, evitando a abertura de investigações. Segundo Diniz, a dificuldade para encontrar testemunhas e provas prejudica o encaminhamento de muitos casos.

VEJA OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS PELA COLUNA

Impasse no Senado trava projeto que abre mercado livre de energia para consumidor

Maioria pretende fazer compras por celular na Black Friday, diz pesquisa

Associação comercial vai oferecer crédito a empresário na internet

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas