Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu alimentação

Dona da Sadia e da Perdigão fixa metas para reduzir sofrimento de animais

BRF anuncia compromissos com mudanças na produção de suínos e aves

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, assumirá nesta semana compromisso com dez objetivos para reduzir o sofrimento dos animais nas suas linhas de produção de suínos e aves, como parte de um novo plano de sustentabilidade que incluirá metas ambientais, sociais, de governança e diversidade. O plano será anunciado na terça (8).

A empresa diz que já cumpre três das metas estabelecidas, incluindo a eliminação do corte dos dentes de suínos e o uso na produção de alimentos industrializados, como tortas e pães de queijo, apenas de ovos de galinhas criadas livres de gaiola. Outras metas serão fixadas pela primeira vez, como a eliminação de castração cirúrgica de suínos até 2022.

A meta mais difícil de cumprir será a que prevê instalação de baias coletivas de gestação para todas as fêmeas suínas até 2026, diz Neil Peixoto, vice-presidente de qualidade, pesquisa e desenvolvimento e sustentabilidade da companhia. A mudança exigirá a reconstrução das estruturas atuais, em que os animais ficam em gaiolas individuais durante a gestação.

A BRF criou no mês passado um comitê executivo para reforçar políticas na área de sustentabilidade. Peixoto afirma que as ações serão monitoradas mensalmente por funcionários com a produção de relatórios, que serão examinados por auditoria externa e divulgados pela companhia, que hoje tem seus balanços analisados pela KPMG.

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas