Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Facebook atualiza inteligência artificial que descreve imagens para cegos

Ferramenta passa a apontar posição de pessoas e objetos nas fotos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Facebook anuncia nesta quarta uma atualização de seu sistema que usa inteligência artificial para gerar descrições de fotos para quem tem deficiência visual. As legendas alternativas são apresentadas aos usuários a partir de um sistema leitor de tela.

Segundo a companhia, a ferramenta passará a identificar posições de objetos na imagem, indicando se ele está no centro ou no canto, por exemplo, lugares conhecidos, atividades que pessoas estáo fazendo e diferentes tipos de animais.

A empresa diz que seu sistema, também disponível no Instagram, detecta 1.200 objetos e conceitos presentes nas imagens. Quando a ferramenta foi lançada, em 2016, eram cem.

O Facebook afirma que a inteligência usada para descrições foi desenvolvido a partir de inteligência artificial treinada a partir da análise de bilhões de imagens públicas do Instagram e suas hashtags.

Filipe Oliveira (interino), com Mariana Grazini e Arthur Cagliari

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas