Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Revelação de números da cloroquina na CPI da Covid expõe falta de fiscalização no setor

Senador pediu que farmacêuticas revelem dado de venda de medicamentos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O pedido protocolado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) nesta terça (8) para que as fabricantes de cloroquina e ivermectina revelem o faturamento à CPI da Covid causou pouco entusiasmo entre especialistas no mercado farmacêutico, porque não é novidade que a venda disparou na pandemia. A provocação que circula no meio é que os números vão reiterar outra obviedade: a de que é preciso elevar a fiscalização sobre a venda de remédio tarja vermelha sem prescrição médica.

Caixas de ivermectina; remédio não tem eficácia compravada contra Covid-19 - Reprodução

Os pedidos, que ainda não foram apreciados, abrangem as farmacêuticas Apsen, Cristália, EMS, Germed, Merck, Sanofi e Vitamedic. Nos requerimentos, o parlamentar solicita a quantidade vendida em 2019, 2020 e 2021, além do nome e CNPJ dos principais compradores desde o ano passado, e os valores pagos.

Vieira também afirma nos requerimentos que a comercialização dos produtos cresceu mais de 500% na pandemia. “Compreender este aumento, bem como o perfil dos seus principais distribuidores, é relevante para traçar a capilaridade e a dimensão do uso destes medicamentos no país”, diz o senador.

O pedido do senador menciona a farmacêutica Merck, mas, segundo a empresa, quem tem a ivermectina em seu portfólio no Brasil é a MSD (Merck Sharp and Dohme). ​

com Mariana Grazini e Andressa Motter

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas