Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu Folhajus

Salões de beleza e shoppings estudam ir à Justiça para pedir indenização por fechamentos na pandemia

Donos de bares e restaurantes entraram com ações em todos os estados

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Depois que os donos de bares e restaurantes decidiram entrar na Justiça para tentar pedir indenização pelas perdas sofridas com as restrições de funcionamento na pandemia, outros segmentos prejudicados também estudam a medida. Salões de beleza preparam processos para pedir reparação a governos e municípios, segundo José Augusto Santos, presidente da ABSB (associação do setor). “Temos um agravante, porque os nossos estabelecimentos não tiveram nem delivery”, afirma Santos.

A ação deve seguir na mesma linha da tentativa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que acaba de entrar com ações civis públicas em 26 estados e no Distrito Federal, além de diversos municípios. “Não quer dizer que somos contra os fechamentos, em hipótese alguma. Entretanto, governos e prefeituras precisam arcar com a perda de faturamento”, diz ele.

Santos afirma que não pretende incluir o governo federal no movimento por causa do lançamento de programas na pandemia, como a redução de jornada e o corte de salários e o Pronampe, que concedeu crédito a pequenas empresas.

Os shoppings também analisam a possibilidade de pedir ressarcimento, de acordo com a Abrasce, (Associação Brasileira de Shopping Centers). A entidade questiona o pagamento de impostos como o IPTU e o ICMS no período em que as empresas foram proibidas de operar.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas