Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Após bate-boca de senador com advogado de Wizard, OAB envia carta à CPI para pedir respeito

Otto Alencar falou em chamar polícia para retirar Alberto Toron

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O advogado do empresário Carlos Wizard, Alberto Toron, que nesta quarta-feira (30) entrou em um bate-boca com o senador Otto Alencar (PSD-BA) na CPI da Covid, recebeu novas manifestações de apoio nesta quinta (1º).

Felipe Santa Cruz, presidente do Conselho Federal da OAB, que já havia deixado uma mensagem de apoio em rede social, agora formalizou uma carta ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM).

No documento, Santa Cruz defende a figura do advogado e pede que a comissão assegure os direitos do profissional, como se sentar ao lado do cliente e se comunicar com ele, inclusive para dizer que pode ficar calado, como fez Wizard.

Alberto Toron, advogado de Carlos Wizard na CPI da Covid - Zanone Fraissat/Folhapress

No meio da discussão, que começou porque Alencar disse que Wizard amarelou e Toron estava bronzeado, o senador chegou a dizer que ia chamar a Polícia Legislativa para retirar o advogado de lá.

Outras entidades e o Movimento de Defesa da Advocacia também prestaram solidariedade a Toron nesta quarta (30). Em nota, o movimento diz que o advogado foi constrangido e teve suas prerrogativas legais e constitucionais desprezadas. “Violações desta ordem não serão toleradas em benefício de toda a classe da advocacia e, sobretudo, do estado democrático de direito”, afirma.​


com Mariana Grazini e Andressa Motter

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas