Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu inflação juros

Mercados jovens enfrentam dificuldade por falta de experiência com inflação, diz sindicato

Presidente do Sincovaga afirma que o desafio é equilibrar preço final com reposição de estoque

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Os mercados de bairro e estabelecimentos de porte menor estão enfrentando um obstáculo a mais no avanço da inflação, segundo o Sincovaga (sindicato que reúne supermercados de todos os portes em São Paulo).

É que os negócios pequenos costumam ser mais jovens, ou seja, muitos deles não têm experiência para lidar com o problema, porque não viveram o passado inflacionário, afirma Alvaro Furtado, presidente do sindicato.

Segundo ele, com a oscilação nos preços, os comerciantes perdem referência, o que pode dificultar o abastecimento da lojas.

"Ao contrário dos comércios tradicionais, que atravessaram décadas, muitos dos pequenos nunca viveram um pico inflacionário. Surge uma dificuldade na operação e até na sobrevivência. Para se abastecer, eles precisam conseguir vender com um preço competitivo o suficiente a ponto de não perderem vendas, mas também não podem vender tão barato a ponto de não conseguirem repor na mesma quantidade depois", afirma.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas