Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Número de empresas abertas neste ano em São Paulo bate recorde

Registro de novos negócios aumenta com empresas individuais e avanço do desemprego na pandemia

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O número de novas empresas abertas em São Paulo neste ano será o maior registrado na história da Junta Comercial do estado, como reflexo da busca de pequenos empreendedores pela formalização de seus negócios e da criação de facilidades para registro das empresas.

O número de novas firmas abertas no estado neste ano atingiu 259,6 mil em novembro, o que representa um aumento de 16% em comparação com 2019, quando 224,6 mil empresas surgiram. No ano passado, quando a pandemia do coronavírus começou, 224,2 mil firmas foram abertas.

O aumento do desemprego levou muitas pessoas que ficaram sem trabalho ou atuavam na informalidade a abrir negócios próprios. Empresários individuais de micro e pequeno porte representaram 44% das novas firmas abertas pela Junta Comercial de São Paulo neste ano.

Em São Paulo, o governo estadual implantou no início deste ano um balcão único na capital, uma plataforma digital para facilitar a abertura de empresas. Até o fim do ano, o sistema deve entrar em operação em outros municípios do estado, segundo o governo.

com Ricardo Balthazar (interino), Andressa Motter e Ana Paula Branco

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas