Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Propaganda da Casas Bahia que imita ligação perdida é alvo do Conar
Varejista afirma que não realiza mais esse tipo de anúncio desde 2021
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) recomendou nesta semana que a Casas Bahia pare de enviar uma promoção simulando ligação perdida no celular de clientes.
Segundo o órgão, a empresa mandava alertas aos telefones que têm o aplicativo do marketplace instalado com a mensagem: "(1) Ligação perdida do CB. Você não pode perder smartphones com até R$ 2…". O aviso, no entanto, direcionava o usuário para a promoção no aplicativo e não para a suposta chamada perdida.
O Conselho de Ética do Conar avaliou que a informação era enganosa e feria o código que regulamenta a publicidade. Segundo a regra, os anúncios não devem abusar da confiança do consumidor, explorar sua falta de experiência ou de conhecimento e se beneficiar de sua credulidade.
Procurada pelo Painel S.A., a companhia afirma que desde o ano passado não realiza mais esse tipo de anúncio.
Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters