Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu FGTS Auxílio Brasil

Confiança do consumidor brasileiro sobe, mas pessimismo ainda permanece

Índice de abril chegou a 91 pontos, o melhor desde o início da pandemia, diz ACSP

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Embora tenha atingido o patamar mais alto desde o início da pandemia, o indicador da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) que mede a confiança do consumidor brasileiro permanece no campo pessimista.

O índice chegou a 91 pontos em abril, seguindo a tendência de crescimento registrada desde maio do ano passado, quando o nível desceu aos 76 pontos —o menor desde que a Covid chegou ao Brasil. Porém, se mantém ainda abaixo da metade dos 200 equivalentes à pontuação máxima.

Movimentação para compras de natal no Shopping Pátio Higienópolis em dezembro - Jardiel Carvalho/ Folhapress

Segundo a entidade, o resultado mostra que o consumidor ainda está cauteloso na hora de fazer compras devido ao cenário de inflação, juros e endividamento. Mas há um ânimo com o fim das restrições da pandemia e a liberação de recursos como o FGTS e o Auxílio Brasil.

Entre os entrevistados, 45% disseram ter uma percepção negativa sobre sua situação financeira, o que diminui a disposição para comprar itens mais caros, como carro, casa e geladeira.

No levantamento deste mês, elaborado pela Pinion, Norte e Centro-Oeste foram as regiões mais confiantes, ultrapassando os cem pontos no índice. Na outra ponta, o Nordeste aparece com 78 pontos, segundo o levantamento realizado com 1.676 brasileiros.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas