Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu Folhajus

Companhias aéreas dizem que mudança em cobrança de bagagem fere acordo internacional

Entidades que representam 300 empresas enviam manifestação ao governo contra medida que retoma política de preço antiga

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

O setor aéreo preparou um posicionamento conjunto para enviar ao ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, se declarando contra a Medida Provisória 1089, que proíbe a cobrança separada para despachar bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e de uma mala de até 30 quilos nas viagens internacionais.

O movimento reuniu cinco associações que representam mais de 300 companhias aéreas pelo mundo: A4A (Airlines for America), Alta (Latin America and Caribbean Air Transport Association), Iata (International Air Transport Association), Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas) e Jurcaib (Junta dos Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil).

Avião no céu - BBC News Brasil/Getty Images

As entidades argumentam que a decisão contraria o Acordo de Céus Abertos EUA-Brasil e o Clac (Acordo de Céus Abertos da Comissão Latino-Americana de Aviação Civil), que, segundo o setor, tornam os preços de serviços de companhias aéreas de responsabilidade das próprias empresas, sem interferência do governo.

Os representantes do setor dizem também que a mudança vai atrapalhar a concorrência e pode prejudicar o interesse de empresas internacionais em entrar no mercado brasileiro ou a pretensão de se expandir no país.

A medida provisória foi aprovada pela Câmara e deve ser votada no Senado nas próximas semanas. Senadores indicaram uma provável manutenção da medida.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas