Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu indústria

Indústria prevê benefício imediato de corte do IPI na economia

Para o setor dos plásticos, consumidor vai sentir alívio na inflação

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O corte de 35% no IPI pode trazer um vento favorável na economia antes da eleição, segundo as previsões de uma parcela da indústria que acredita em efeito no curto prazo.

Para José Ricardo Roriz, presidente da Abiplast (associação do setor dos plásticos), a medida tem resultado imediato na competitividade dos negócios.

"Essa é uma luta muito antiga que se resolve agora. A indústria vai gastar menos com capital de giro e isso vai ser bom para a inflação e o consumidor", afirma.

Trabalhadores da fábrica da Huvespan no setor de produção em Blumenau - Anderson Coelho - 1.set.22/Folhapress

Alguns setores não têm tanta certeza de que o repasse do desconto ao consumidor será imediato porque ainda há outros pontos de pressão preocupantes sobre os custos.

Nesta sexta-feira (16), o ministro Alexandre de Moraes, do STF, revogou a liminar que suspendia o corte de 35% no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de milhares de produtos fabricados no Brasil.

A suspensão havia sido determinada após uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) protocolada em maio pelo Solidariedade e pela bancada do Amazonas, que diziam que a redução na alíquota do imposto no restante do país comprometeria a atratividade do benefício tributário das empresas da Zona Franca de Manaus.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas