Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Hotelaria em Brasília prevê ocupação abaixo do estimado para posse de Lula

Associação do setor diz que aumento de tarifas devem compensar resultado

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

A taxa de ocupação dos hotéis no Distrito Federal nesta virada de ano deve ficar abaixo da expectativa do setor, apesar do aumento dos visitantes que viajaram para assistir à cerimônia de posse de Lula.

Pelas estimativas da Abih-DF (associação dos hotéis de Distrito Federal), o patamar deve ficar abaixo de 90%, marca que costuma ser registrada na data em anos de posse presidencial. O dado mais atualizado da ABIH, na sexta (30), apontava 84% de ocupação.

Um dos motivos para a queda, segundo Henrique Severien, presidente da entidade, foi a estrutura organizada pelo PT para receber seus apoiadores em Brasília, o que afetou a procura por hotéis.

O partido teve autorização para usar escolas públicas como alojamento, e distribuiu o restante do grupo em barracas no Parque da Cidade, no estádio Mané Garrincha, e na Granja do Torto.

Preço da viagem e o receio com a segurança, depois da ameaça de bomba na capital, também podem ter contribuído para afastar parte dos hóspedes potenciais.

"Teve uma sucessão de notícias delicadas e ficou difícil atingir os 90%. Os atos de vandalismo, as ameaças de bomba, a greve dos aeroviários. E tudo isso associado a preços de tarifas muito elevadas, tanto na companhia aérea quanto na própria hotelaria", disse Severien.

Ainda segundo ele, embora a taxa de ocupação esteja abaixo do esperado, o aumento da tarifa média nos hotéis ajudou a compensar o resultado.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Apoiadores do presidente Lula pela Esplanada dos Ministérios em Brasília - Karime Xavier - 01.jan.2023/Folhapress

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas