Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Cade analisa fala de presidente da Latam sobre preço de passagem

Executivo disse que empresa não vai baixar preço e quer elevar margem

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Depois da divulgação dos balanços das companhias aéreas na semana passada, as declarações sobre preço de passagem feitas pelo presidente da Latam, Jerome Cadier, em entrevista a jornalistas repercutiram no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

A autarquia decidiu abrir um procedimento de investigação para averiguar as falas do executivo no sentido de que a empresa não vai reduzir preços para ganhar mais fatia de mercado.

Procurada pelo Painel S.A., a Latam Brasil disse que não comentará eventuais procedimentos sobre os quais não foi notificada.

Na ocasião, Cadier afirmou que dificilmente a Latam será vista "destruindo preço" e que o plano de cinco anos da empresa ainda requer um crescimento de margem.

Avião da Latam em manobra para decolagem na pista principal do aeroporto de Congonhas, em São Paulo - Eduardo Knapp/Folhapress

"Precisamos garantir que a gente encontre um equilíbrio rentável entre crescimento, colocação de capacidade e market share. Não está nas minhas metas ser líder", disse o executivo.

Ele reiterou que não tem objetivo de garantir a liderança no contexto dos preços. "Eu digo isso porque, se a gente olha no começo da década de 2010, era um dos objetivos manter a liderança e isso levou a muitas decisões negativas em relação à margem e à rentabilidade do negócio, que questiona a sustentabilidade a longo prazo", afirmou.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas