Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu Congresso Nacional

Cem empresários vão a Brasília defender patentes da indústria

Grupo ligado à saude e ao agronegócio quer pressionar Senado por votação de projeto de lei

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

Empresários não gostam de ser vistos em Brasília, mas, na próxima semana, cem deles se reúnem com o deputado federal Julio Lopes (PP-RJ) e com o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) para pedir o destravamento no Senado do projeto de lei que moderniza o registro de marcas e patentes.

Lopes é o líder da Frente Parlamentar de Propriedade Intelectual. Izalci é da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, que analisa o projeto hoje parado no Senado.

Plenário do Senado Federal - Pedro Ladeira - 01.jun.2023/Folhapress

O texto busca adequar a legislação brasileira ao Protocolo de Madri (um tratado internacional que permite o depósito e registro de marcas em mais de 120 países).

A ideia do empresariado é, por meio dos parlamentares, manter a pressão no Congresso, diante da demanda do setor produtivo, para facilitar o registro e garantir a proteção de patentes, principalmente nos setores de saúde e agro.

O debate é promovido pelo LIDE, fundado pelo ex-governador de SP, João Doria. Participam do encontro, também, a secretária de Competitividade e Regulação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços, Andrea Macera, o presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), Julio César Moreira, a presidente do Embrapa, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, além de Cláudio Lottenberg (Hospital Albert Einstein), José Eduardo Cardozo (ex-ministro da Justiça) e Gesner Oliveira (FGV).

Com Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas