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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu transporte público

ANTT perde dados de empresas cadastradas em novo sistema do Trip

Agência comunicou às operadoras do transporte intermunicipal que dados foram corrompidos e pede novo trabalho de inserção

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São Paulo

Com problemas para lançar um sistema online que vai administrar o transporte rodoviário intermunicipal de passageiros (Trip), a ANTT (Agência Nacional de Transporte) circulou um ofício interno nesta segunda (12) dizendo que perdeu todos os dados das empresas já cadastradas.

Agora, as operadoras do país terão que reinseri-las novamente.

Sede da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), em Brasília - Divulgação/ANTT

Como mostrou o Painel S.A., no fim do mês passado a ANTT precisou adiar o lançamento da plataforma por uma série de erros identificados na fase de testes.

Além de problemas internos para migrar informações de servidores, que foram transferidos de forma errada ou incompleta, as empresas também não conseguiram cadastrar dados básicos, como informações sobre motoristas, linhas operadas, número de ônibus administrados, ou mesmo realizar pedidos de habilitação em novas linhas.

No ofício desta segunda (12), o superintendente de transporte rodoviário de passageiros na agência, Juliano de Barros Samôr, pediu às empresas que enviem novamente todos os arquivos porque os dados foram corrompidos.

Chamado de Sigma, o sistema fará o monitoramento e gerenciamento de autorizações das empresas. Lá também será indicado quais linhas são administradas pelas operadoras, esquema operacional, quadro de horários e viagens.

Estima-se que as empresas do setor administram mais de 100 mil motoristas e cerca de 30 mil veículos.

Pelas regras estabelecidas no marco legal do Trip, a ANTT tinha até 180 dias para iniciar a janela de abertura extraordinária e receber pedidos de novos entrantes, seja nos mercados com apenas uma empresa operando ou naqueles sem linhas abertas.

O prazo para o início da janela venceu no final de julho e a ANTT abriu a prorrogação por mais 30 dias.

Até a data do relatório indicando problemas no sistema, a pouco mais de duas semanas, somente 9% das empresas conseguiram fazer os pedidos de habilitação e outras 7% protocolaram manifestação de licenças operacionais.

Consultada, a ANTT disse que está solucionando problemas técnicos para assegurar o funcionamento adequado dos sistemas, com o objetivo de concluir as análises e a emissão das autorizações necessárias.

Com Diego Felix

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