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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu Congresso Nacional inflação

Compras em sites estrangeiros encolhem 10% em um ano, diz NielsenIQ

Pesquisa de empresa que monitora mercado mostra efeito da taxa das blusinhas nas compras internacionais

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Brasília

Menos brasileiros compraram em sites globais, segundo pesquisa divulgada pela NielsenIQ Ebit. No primeiro semestre deste ano, 58% dos consumidores fizeram alguma compra em marketplaces estrangeiros ante 68% no mesmo período do ano passado.

Chamada de Webshoppers, a pesquisa mostra que essa redução pode ser reflexo de uma cautela maior dos consumidores diante das flutuações cambiais e incertezas econômicas globais.

Shopee, Shein e AliExpress são três dos principais players do mercado de compras online no mundo - Divulgação

Também sinaliza para o efeito das medidas adotadas pelo Congresso Nacional, que passou a taxar compras em sites estrangeiros a partir de US$ 50 por pessoa.

Apesar disso, ainda segundo a NielsenIQ Ebit, ainda há um grupo significativo de shoppers que busca produtos exclusivos no exterior, mantendo o segmento relevante para certos nichos.

Com Diego Felix

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