Siga a folha

Roteirista e autor de “Diário da Dilma”. Dirigiu o documentário “Uma Noite em 67”.

Meu ditador favorito

Já escolheu o seu?

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

No Globo Repórter desta semana, vamos descobrir que ditadores se alimentam de exércitos e de narrativas. Vamos acompanhar a migração de grupos autoritários que se espalham pelo Brasil adentro e pelo exterior. Como vivem os malabaristas da oratória em Miami? De que se alimentam os príncipes sofistas do ABC? Até onde conseguem equilibrar argumentos autoritários para garantir sua sobrevivência?

No MasterChef de hoje, vamos preparar uma receita de ditadura gratinada: viole brutalmente os direitos humanos. Imponha a censura. Ataque a imprensa. Destrua o Legislativo e o Judiciário. Julgue, prenda e torture sem prestar contas a ninguém. Restrinja liberdades individuais. Esfarele a democracia. Tempere a gosto e coloque na panela de pressão.

Hoje, no Programa do Ratinho, o teste de DNA vai comprovar que Nicolás Maduro, Viktor Orbán, Vladimir Putin, Mohammed bin Salman e Kim Jong-un têm mais semelhanças do que diferenças.

Não perca a nova novela das nove: a incrível narrativa do presidente que foi eleito para salvar a democracia brasileira e que estende tapete vermelho para ditadores.

Ilustração de Débora Gonzales para coluna de Renato Terra de 1º de junho de 2023 - Débora Gonzales

No Masked Singer Brasil, vamos receber um estadista mascarado. Ele canta com sua voz rouca para embalar a militância com a indicação de seu próprio advogado para o Supremo Tribunal Federal.

Agora, no Cidade Alerta: Jovem petista tenta criticar atitudes autocráticas de Lula e acaba internado no Sírio-Libanês. "Por sorte, tinha um bom plano de saúde", diz José de Aguiar, conhecido como Aguiarzinho. Põe na tela!

Interrompemos a nossa entrevista de hoje no Roda Viva porque nosso convidado teve uma pane cognitiva e falou em línguas ao ser confrontado com uma pergunta sobre corrupção no governo Bolsonaro. Ele foi encaminhado para o Sírio-Libanês. "Por sorte, Deus tinha um bom plano para mim", disse o deputado cassado.

Uma pausa para nossos comerciais: Você que está em casa já parou pra pensar nos traços impressionantemente semelhantes entre Hugo Chávez e Jair Bolsonaro? A diferença é que Chávez conseguiu colocar seu plano em prática. A inaptidão de Bolsonaro para trabalhar é tão grande que o capitão tentou sabotar o Exército, a Câmara, a Presidência e o seu cartão de vacinação sem sucesso. Por isso, tome Ginkgo biloba e aumente sua capacidade de concentração.

É hoje! Quem você quer eliminar? Prepare-se para mais um paredão triplo: você pode votar em Garrastazu Médici, Getúlio Vargas ou Nicolás Maduro. E aí, Brasil? Já escolheu seu ditador favorito?

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas