Siga a folha

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Descrição de chapéu

Quem espera ver vida real no teatro não é só estúpido, mas homicida em potencial

Por preocupação com saúde mental dos jovens, peça entrega aos espectadores avisos de que cenas não são reais

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

De acordo com o jornal inglês Daily Telegraph, o teatro The Globe, em Londres, entrega aos espectadores da peça “Romeu e Julieta” uma página com avisos tais como: “No final, Julieta se mata. Isto não é real”.

Ou: “Perto do final da peça, quando Romeu bebe veneno, o ator finge vomitar e ter convulsões. Isto não é real e ele não está ferido”. Ou ainda: “Há lutas no palco. A violência não é real e não deve ser copiada. Há sangue e vômito nesta produção. Isto não é real”.

A razão de ser dos avisos é, segundo os responsáveis pelo teatro, a preocupação com “os problemas de saúde mental que os jovens enfrentam hoje”, mas confesso que estou mais preocupado com a saúde mental das pessoas que escreveram os avisos.

São diretores de um teatro cuja expectativa é receber espectadores que não sabem o que teatro é. Ora, quem vai ao teatro e não sabe que o que se passa no palco é ficção não é doente mental. É inocente, se tiver menos de quatro anos, e é estúpido, se for maior de quatro.

Quem precisa ser avisado de que os atores não estão mesmo a lutar, ou a morrer, é um tipo muito especial de pessoa. Trata-se de alguém que se senta numa plateia esperando ver a vida real a desenrolar-se à sua frente. Por um acaso feliz, uns tais Capuletos e Montéquios estão a viver a sua vida em cima de um estrado, entre as oito e as dez da noite.

Umas centenas de pessoas têm a sorte de ver. Deve ser por isso que os bilhetes são tão caros. E, de fato, não há dúvida de que é perturbador assistir à morte verdadeira de uma pessoa.

No entanto, o espectador que pensa estar a ver Romeu a beber veneno real não é apenas estúpido —juridicamente, também é um homicida por negligência. Porque, naquele ponto da peça, o espectador que julga estar a assistir à vida real sabe que, ao contrário do que Romeu acredita, Julieta não está mesmo morta.

Qualquer tribunal concordará que o espectador tem o dever de se levantar e dizer: “Ei, Romeu! Não bebas isso! O mensageiro que frei Lourenço enviou para te dizer que ela ia beber uma poção especial para parecer morta não chegou a tempo de te avisar. Ufa! Podia ter acontecido aqui uma tragédia, se não fosse eu. E estes 300 babacas que estão a ver isto comigo não iam dizer nada. Incrível”.​

Ser um idiota é o menor dos defeitos deste psicopata. Só com avisos destes não vamos lá.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas