Siga a folha

Risoto de abóbora cremoso e vegano é possível e delicioso

Ao comprar os ingredientes, é importante escolher vinho também vegano

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Risoto cremoso como tem que ser, saboroso e sem nada de origem animal, é possível? Sim, sim e sim!

A cremosidade do risoto se deve, afinal, ao amido presente no arroz, e não à manteiga ou aos generosos punhados de parmesão utilizados na finalização. O sucesso deste prato começa, assim, na escolha certa do tipo de arroz: arbóreo, carnaroli ou vialone nano. Outros tipos de arroz não vão resultar —é precisamente nestes três tipos que encontramos uma maior concentração de amido.

Risoto vegano de abóbora, com receita de Luisa Mafei - Luisa Mafei

A manteiga e o queijo, embora dispensáveis, trazem sabores e características marcantes ao prato. Podemos optar por opções veganas —aliás, há cada vez mais boas alternativas vegetais aos laticínios nos supermercados.

Importante mesmo é garantir um excelente caldo de legumes, que pode ser feito a partir do aproveitamento das cascas e talos dos vegetais (aliás, os talos dos cogumelos rendem um belíssimo caldo!).

Junte os restos não mortais dos seus preparados num saco armazenado no congelador, e tenha sempre a possibilidade de fazer o seu próprio caldo de legumes de forma prática.

Quando o saco estiver cheio, despeje o conteúdo numa panela com um fio de azeite e mexa até descongelar. Cubra com água, na proporção de três partes de água para uma de legumes. Quando a água começar a borbulhar, diminua a temperatura e deixe reduzir em fogo baixo por 30 minutos.

Ao final desse tempo, o caldo estará pronto —basta coar ou adicionar diretamente no risoto (nesse caso, sempre com o intermédio de uma peneira).

Outro líquido importante para o risoto é o vinho branco, que ajuda a liberar o amido do arroz e confere um pouco de acidez ao prato. No processo de clarificação e separação de resíduos do vinho, pode haver a utilização de proteínas animais presentes no ovo, no porco e no peixe para "filtrar" a bebida.

Por isso, se você é vegana(o,) ou se vai preparar esse risoto para alguém que seja, convém pesquisar pelos vinhos de rótulo vegano.

Vamos à receita.


Risoto de abóbora vegano

INGREDIENTES DO RISOTO

2 xícaras de arroz arbóreo

1 cebola pequena, finamente picada

1 ½ xícaras de purê de abóbora assada*

2 colheres de sopa de azeite

1.5 litro de caldo de legumes

1 xícara de vinho branco

½ xícara de parmesão vegan

1 colher de sopa de folhas de tomilho fresco

1 colher de chá de sal

1 colher de sopa de manteiga vegana

Pimenta branca quanto/baste

Luisa Mafei ensina receita de risoto vegano de abóbora - Luisa Mafei

INGREDIENTES DA FINALIZAÇÃO

Creme balsâmico

Avelãs

Sementes de romã

PREPARO

  1. Aqueça o caldo de legumes.

  2. Corte a cebola em cubos pequenos e refogue com azeite, sal, pimenta branca e as folhas de tomilho, até a cebola amolecer.

  3. Adicione o arroz e mexa por 3 minutos em fogo médio-alto. Os grãos do arroz devem ficar ligeiramente tostados.

  4. Adicione o vinho branco e mexa, até evaporar completamente.

  5. Adicione na panela duas conchas do caldo de legumes e mexa bem até secar. Coloque mais duas conchas, e repita o procedimento até o arroz ficar cozido e al dente.

  6. Junte o purê de abóbora, misture e desligue o fogo.

  7. Adicione o queijo ralado vegano e misture bem. Adicione a manteiga vegana e mexa até derreter e envolver todo o risoto. Verifique o sabor e, caso necessário, ajuste o sal e a pimenta.

  8. Pique grosseiramente as avelãs e leve para tostar em uma frigideira.

  9. Sirva o risoto num prato fundo e finalize com as avelãs tostadas e as sementes de romã por cima. Faça um círculo de balsâmico cremoso em volta do risoto e está pronto!

*Para o purê de abóbora, basta cortar a abóbora ao meio e levar para assar a 210 graus, com a polpa virada para o lado da assadeira. Quando a abóbora estiver macia, retire a assadeira do forno e espere esfriar. Raspe as sementes e, em seguida, raspe e amasse a polpa para obter o purê.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas