Terra Vegana

Luisa Mafei é culinarista e professora de cozinha a base de vegetais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Terra Vegana

Nada é capaz de aplacar nossa fome, mas um bom prato de macarrão ajuda

Aprenda a transformar a beterraba num molho vermelho arroxeado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há quem perca o apetite, mas no meu estômago o efeito colateral de situações adversas é a abertura de um buraco negro. Parece que a comida não se assenta, é imediatamente tragada. Nem paçoca, nem milho verde bem quentinho: nenhum alimento é capaz de aplacar essa fome, que, hoje sei, não é bem fome.

É ansiedade. É medo. Desespero, até. É um comer para entorpecer os sentidos. É uma tentativa de não sair da concha porque a realidade —ah, a realidade— foi invadida por fábulas perversas nas quais até o Satanás foi invocado para reeleger quem ficou triste por não ter comido índio assado com banana.

.
Macarrão com molho de beterraba com receita de Luisa Mafei - Luisa Mafei

A receita de hoje é uma tentativa de abraçar estômagos sensitivos como o meu. Estômagos que mal sentem a tensão e já começam a pensar em pizza para o jantar todos os dias da semana. Estômagos acidificados que precisam ir tomar um café com aquele amigo que disse que vai votar em branco.

E o que temos para esse estômago? Um molho de macarrão reconfortante, com a cor vermelha arroxeada da beterraba. Perfeito para estômagos preguiçosos, também: basta assar a beterraba e depois bater com a castanha de caju, o alho, o manjericão, a água e o suco de limão. Simples assim!

Como o preço do gás está nas alturas, indico descascar e cortar a beterraba em cubos para reduzir o tempo de forno. Mas, se você quiser aproveitar o forno para assar umas batatas para a refeição seguinte (ainda no tema comida conforto, sugiro recheá-las com a bolonhesa vegana que já aprendemos a preparar por aqui), a dica é embrulhar as beterrabas e as batatas inteiras em papel alumínio.

É mais fácil descascar as beterrabas depois de assadas.

O dulçor da beterraba vai ser bem equilibrado pela acidez do limão, e também pela pungência do alho cru. Importante, sempre que utilizar o alho cru numa receita, é retirar o seu gérmen, aquele miolo que às vezes é esverdeado, às vezes branco.

O gérmen do alho cru pode dar um trabalhinho extra na digestão dos estômagos mais sensíveis, por isso corte o alho no sentido longitudinal para retirá-lo com a ajuda de uma faca pequena e bem afiada.

Vamos à receita.


Macarrão com molho de beterraba

INGREDIENTES

1 beterraba média

½ xícara de castanha de caju crua

¼ de xícara de folhas de manjericão

.
Aprenda a fazer molho de beterraba - Luisa Mafei

1 dente de alho

¾ xícara de água

½ limão

1 colher de sopa de azeite

1 colher de chá de sal

PREPARO

  1. Deixe a castanha de caju de molho na água por pelo menos 6 horas (alternativa "express": ferva a castanha de caju por 15 min). Ao final do tempo de demolho ou de fervura, escorra a água e reserve a castanha.
  2. Pré-aqueça o forno a 220 graus. Lave e descasque a beterraba. Corte em cubos de 2 cm e transfira para uma assadeira. Tempere com o azeite e metade da quantidade de sal que a receita pede (½ colher de chá), misture com as mãos e cubra a assadeira (com outra assadeira, ou com papel alumínio). Leve para assar por 25 minutos, ou até que os cubos fiquem bem macios.
  3. Retire a assadeira do forno e transfira os cubos de beterraba para o liquidificador. Corte o alho ao meio e, com a ajuda de uma faquinha, retire e descarte o "miolo". Adicione o alho no liquidificador, a castanha de caju demolhada, a água, as folhas de manjericão e o restante do sal. Esprema o limão e junte aos demais ingredientes. Bata até obter um molho cremoso e homogêneo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.