Siga a folha

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Clima exige cautela nas avaliações de safra deste ano

Produção de soja recua, e peso de grãos será definitivo para definição do tamanho da produção, diz consultoria

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Cautela. Essa será a palavra-chave para qualquer avaliação da safra de soja neste ano. A recomendação é de André Pessôa, diretor da Agroconsult.

E os primeiros números da safra já começam a indicar a dificuldade que o setor terá para avaliar a produção da oleaginosa.

Problemas climáticos em áreas do Paraná, de Mato Grosso do Sul e de São Paulo já provocaram as primeiras perdas de produção.

Ave em plantação de milho em Lucas do Rio Verde (MT) - Nacho Doce - 27.jul.17/Reuters

Uma safra projetada, no final de novembro do ano passado, em 122,8 milhões deverá ficar em 117,6 milhões, conforme estimativas divulgadas nesta quinta-feira (10) pela Agroconsult.

"A safra recorde do ano passado não deverá ser atingida neste ano. O viés é de baixa", diz Pessôa. Até a metade da safra não será possível ver o tamanho da encrenca, afirma.

As lavouras mais prejudicadas foram as de ciclo precoce. Já as de ciclo médio estão bem.

Dois problemas trazem preocupação, segundo o diretor da Agroconsult. Um deles é a possibilidade de chuvas em fevereiro.

No próximo mês, serão colhidos 50 milhões de toneladas de soja, bem acima dos 30 milhões de igual período de 2018.

Outra preocupação é com o peso do grão. Só quando for possível essa avaliação é que se terá uma visão mais confiável da safra.

Pessôa, coordenador do Rally da Safra, uma expedição que avalia anualmente o desenrolar da safra no país, acredita que o período do evento será importante para essa definição.

O plantio de soja ocupou uma área de 36,2 milhões de hectares, 3% mais do que no ano passado. Se a produtividade se mantiver em 54 sacas por hectare, a safra ficará nos 117,6 milhões de toneladas.

O diretor da Agroconsult estima que as exportações, após terem atingido 84 milhões em 2018, fiquem em 73 milhões neste ano.

Pessôa, assim como vários analistas e tradings, quer saber de onde veio tanta soja para o Brasil exportar em 2018.

As contas de produção, de consumo e de exportação do ano passado não fecham. Em algum momento do passado, a safra foi maior e os estoques também eram maiores, segundo o diretor.

O ano de 2019 será desafiador, na avaliação dele. Os prêmios de exportação voltam ao patamar normal, e o dólar tem valor menor. Isso vai refletir nos preços e na rentabilidade.

A Agroconsult fez, ainda, uma estimativa da safra de milho. A consultoria prevê produção de 95 milhões de toneladas, 68,6 milhões das quais virão da safrinha.

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) também divulgou estimativa de safra para 2018/19 nesta quinta-feira.

A produção de grãos sobe para 237 milhões de toneladas, 4% mais do que em 2018. A de soja, cuja previsão era de 120 milhões em dezembro, foi ajustada para 118,8 milhões pela Conab.

O órgão prevê uma produção total de 91,2 milhões de toneladas de milho e de 2,41 milhões de algodão em pluma.

As produções de arroz e de feijão caem 7% e 1%, respectivamente.

 

Mercado atrativo A expansão e a importância do agronegócio brasileiro continuam despertando interesses de empresas estrangeiras no setor. A American Vanguard Corporation anunciou nesta quinta (10) a aquisição do grupo Defensive & Agrovant.

Defensivos Formado por duas empresas nacionais, criadas em 2000, o grupo é fornecedor de defensivos agrícolas e fertilizantes especiais, com foco principal nos segmentos de frutas e hortaliças. O valor da transação não foi divulgado.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas