Siga a folha

MG decreta estado de emergência por causa do surto de febre amarela

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Neste sábado (20), o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), decretou estado de emergência por causa do surto de febre amarela em 94 dos 853 municípios mineiros, nas áreas de Belo Horizonte, Itabira e Ponte Nova.

O decreto foi publicado no "Diário Oficial" e deve durar 180 dias.

No primeiro período de monitoramento da febre amarela (julho/2016 a junho/2017), foram registrados 475 casos confirmados em Minas, sendo que 162 pessoas morreram.

Desde o início do 2º período, iniciado em julho do ano passado, já foram confirmados 23 casos e 16 mortes até agora. Outros 46 casos continuam em investigação.

Todos as ocorrências confirmadas são de pessoas não vacinadas. Atualmente, a cobertura vacinal acumulada de febre amarela em Minas gira em torno de 82%.

Os centros de saúde estarão abertos para vacinação em MG neste sábado (20), das 8h às 17h.

Com o decreto, os municípios podem fazer compras de insumos, materiais e contratar serviços de emergência com dispensa de licitação. Desta forma o estado pretende acelerar o processo de prevenção e busca de casos da doença.

O documento também autoriza a criação da "sala de situação", que visa monitorar as ações administrativas autorizadas no decreto.

Crédito:

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas