Siga a folha

Descrição de chapéu Alalaô

Carnaval de SP exalta Maranhão e Martinho da Vila na 1ª noite de desfiles

Ao todo, 14 escolas de samba passarão pelo sambódromo em dois dias

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Ensaio da escola Unidos do Peruche durante ensaio técnico no Sambódromo do Anhembi - Nelson Antoine/UOL

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O desfile das escolas de samba de São Paulo começa nesta sexta-feira (9), às 23h15, quando a Independente Tricolor entrará no Sambódromo do Anhembi, na zona norte de São Paulo.

Em sua noite de estreia no Grupo Especial, a Independente será sucedida por  Unidos do Peruche, Acadêmicos do Tucuruvi, Mancha Verde, Acadêmicos do Tatuapé, Rosas de Ouro e Tom Maior –que entrará na avenida às 5h45.

A Tatuapé, atual vencedora, investirá em homenagem ao Maranhão para buscar o bicampeonato. Na letra do samba, a "terra da encantaria" é exaltada pela força da cultura negra e pelo folclore popular, como o "bumba-meu-boi" e os cultos afro-brasileiros.

Heptacampeã do Carnaval, que venceu pela última vez em 2010, a Rosas de Ouro achou inspiração nos caminhoneiros para fazer o desfile "Pelas Estradas da Vida, Sonhos e Aventuras de um Herói Brasileiro".

A dupla sertaneja Maiara e Maraísa chamará o samba da escola na avenida e depois aparecerá no quinto carro alegórico. A Rosas também fará menção aos personagens caminhoneiros Bino e Pedro, do seriado televisivo "Carga Pesada".

Seis vezes vice-campeã, a Peruche brigará por sua primeira conquista com o aniversário de 80 anos do sambista Martinho da Vila como mote do desfile.

O samba-enredo tratará da trajetória do músico fazendo referências aos sambas que ele compôs.

A Independente, escola criada pela maior torcida organizada do São Paulo Futebol Clube, escolheu os filmes de terror como tema. Figuras como Nosferatu e Freddy Krueger marcarão presença, bem como Zé do Caixão.

A apresentação da Mancha Verde, composta de membros da mais conhecida organizada do Palmeiras, terá como assunto o grupo de pagode Fundo de Quintal, cujos membros participarão do desfile.

A Tucuruvi teve 90% de suas fantasias queimadas por um incêndio em janeiro e participará do desfile sem risco de rebaixamento –exceção combinada devido ao acidente. Ela terá como enredo os museus do país.

No segundo dia de desfiles, X-9, Império de Casa Verde, Mocidade Alegre, Vai-Vai, Gaviões da Fiel, Dragões da Real (vice em 2017) e Vila Maria se apresentarão. O evento começará às 22h30, e a última escola entrará na avenida às 5h.

A apuração está prevista para terça (13), às 16h15.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas