Siga a folha

Incêndio atinge prédio anexo do Museu de História Natural da UFMG

Polícia Federal investiga causas do fogo iniciado na madrugada de segunda (15)

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Belo Horizonte

Um incêndio nesta segunda-feira (15) atingiu um prédio ligado ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), na região leste de Belo Horizonte. Não houve vítimas. As causas do fogo são apuradas pela Polícia Federal.

O prédio atingido era um anexo de reserva técnica onde ficava parte do acervo do museu que não estava em exposição. A universidade ainda calcula os danos. Ao todo, o museu tem mais de 265 mil peças de arqueologia, paleontologia, cartografia histórica, arte popular, etnografia, botânica, geologia, zoologia e em biblioteca.

“Certamente é uma área que nos preocupa muito. Três salas foram afetadas, mas só vamos ter realmente notícia quando a perícia for concluída”, diz Mariana Lacerda, diretora do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

Incêndio atinge parte do acervo do Museu de História Natural da UFMG, em Belo Horizonte - CBMMG/Divulgação

Ela afirma que a fiação elétrica do prédio foi refeita em 2013. A última vistoria do Corpo de Bombeiros foi realizada em outubro de 2018. Um mês antes, a equipe de uma força-tarefa específica para museus visitou o local e apontou irregularidades, como a ausência de Auto de Vistoria dos Bombeiros (AVCB) e de Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP). Eles voltariam este ano para conferir as adequações.

Por volta das 5h30 desta segunda, um vigia ouviu barulho de uma vidraça estourando; os bombeiros foram acionados perto das 6h, quando o fogo havia se alastrado pelo telhado.

Segundo o tenente Thiago Lobo, coordenador de bombeiro da unidade envolvida na operação, o fogo demorou cerca de vinte minutos para ser controlado. O trabalho de rescaldo no local precisou de três horas e meia para ser concluído, por se tratar de material sensível.

“A gente tenta preservar e a água também danifica. Então, a gente tentou combater um incêndio, na fase do rescaldo, preservando ao máximo o material que não tinha sido atingido”, afirma.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, parte do acervo que estava dentro de armários de metal parece ter sido preservada, mas a avaliação só poderá ser feita depois de concluída a perícia pela Polícia Federal. Acionada por se tratar de patrimônio da União, a PF instaurou inquérito sobre o caso. Dois peritos que participaram da perícia no incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, estão na equipe.

Com a pandemia do novo coronavírus, o local estava fechado para visitas, mas os trabalhos de pesquisa seguiam. O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG tem acervo de mais de 265 mil itens, que inclui peças e espécimes preservados e vivos e o Presépio do Pipiripau, do artista Raimundo Machado.

Considerada tesouro da arte popular do século 20, a obra é composta por 586 peças móveis, distribuídas em 45 cenas, que contam a vida de Jesus Cristo em meio ao cotidiano de uma cidade. A obra não estava local, porque estava em espaço de exposição, segundo a UFMG.

As peças do acervo incluem ainda fósseis, registros paleontológicos da Era Cenozoica (1,8 milhão de anos) e arqueológicos de um período que vai de 12 mil anos ao início do século 20, como registros dos primeiros contatos de povos autóctones com os colonizadores, entre os séculos 17 e 18. Como o local está isolado, a UFMG ainda não divulgou levantamento do que foi atingido.

A área total do museu é de cerca de 600 mil m², que incluem um espaço com vegetação típica da Mata Atlântica, com espécies nativas e exóticas. O museu tem 3.750 livros e 19.134 números de periódicos, nacionais e estrangeiros em sua biblioteca.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas